top of page

Campo Grande registra baixa na inflação

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 17 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura


A pesquisa divulgada mensalmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Nepes), registrou no mês de março, um dos menores índices de inflação desde 2000. O período terminou com uma inflação de -0,19% (ou seja, uma deflação) e a menor taxa já atingida em quase duas décadas foi de -0,87%.


A equipe responsável pelo levantamento aponta que os grupos vestuário (-1,34%), habitação (-0,63%) e alimentação (-0,08%) foram os responsáveis pelo resultado positivo na economia local. Em contrapartida, saúde (0,92%), educação (0,45%) e transportes (0,06%) representaram maior aumento no período.


Segundo o coordenador da Nepes/Uniderp, Celso Correia de Sousa, o primeiro trimestre de 2018 registrou percentuais atípicos, se comparados a anos anteriores.


Dados: Uniderp | Elaboração: CHE Empreendimentos Imobiliários


"A inflação nesses três primeiros meses do ano de 2018, em Campo Grande, foi de 0,40%, taxa mais baixa desde o início da série histórica do IPC/CG, em 1994. Esse resultado sinaliza que o ano de 2018 pode ter uma inflação acumulada muito abaixo da meta inflacionária do CMN, de 4,5%, indicando o sucesso do governo nas medidas econômicas tomadas", observa.


A inflação abaixo de zero, conjugada com um baixo crescimento da economia e índice de desemprego ainda muito elevado, tem justificado a continuidade da redução da taxa básica de juros Selic (hoje em 6,5%). Diante de uma inflação muito baixa, inclusive deflação, o Banco Central já sinalizou mais um corte da taxa Selic, na reunião de março de 2018.


"Outra análise que deve ser considerada é de que a baixa inflação pode ser reflexo da super safra de grãos produzidos no país no ano passado, o alto nível de desemprego e as altas taxas de juros, que provocam o endividamento da população e freia o consumo, inclusive de alimentos", acrescentou o coordenador da pesquisa.


IPC/CG

O Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande (IPC/CG) é um indicador da evolução do custo de vida das famílias dentro do padrão de vida e do comportamento racional de consumo. O IPC busca medir o nível de variação dos preços mensais do consumo de bens e serviços, a partir da comparação da situação de consumo do mês atual em relação ao mês anterior, de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A Uniderp divulga mensalmente o IPC/CG via Nepes.


Fonte: Correio do Estado

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page