Tendências para 2018
- Admin
- 4 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Último mês do ano e começam as dúvidas: o que será que acontecerá no ano de 2018?
A ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil) junto com a Prospecta divulgaram alguns dados de uma pesquisa realizada a respeito do Mercado Imobiliário no Brasil para o próximo ano.
De forma geral, 83% dos entrevistas acreditam que em 2018 haverá uma retomada com crescimento elevado ou lenta onde o maior risco percebido para o segmento atualmente é quanto à instabilidade política para 39% dos entrevistas.
Além disso, 91% dos entrevistados afirmaram que pretendem investir e/ou empreender no setor no próximo ano, sendo 47% deles com foto em empreendimento residencial vertical e 34% com foco em loteamento residencial.
A região de destaque na pesquisa para receber novos empreendimentos foi a região Sudeste (40%). A região Centro-Oeste apareceu com 15% dos investimentos previstos para o próximo ano. O padrão de cidade mais procurada é o de entre 201 e 500 mil habitantes (26%), seguido pelas cidades com mais de 1 milhão de habitantes (23%).
Ao analisar por segmento, quem pretende investir e/ou empreender no ramo de Loteamentos tem como foco a região Sudeste, acredita numa retomada do setor para o próximo ano, vê como principal aspecto de impacto para o negócio a disponibilidade de crédito bancário e tem como foco empreendimentos de baixo padrão e em cidade com média habitacional entre 201 e 500 mil.
Outro ponto analisado foi quanto às prestações de serviços para o setor imobiliário, tais como consultoria e pesquisas. Tal segmento tem atuado mais na região Sudeste e assim deve manter para o ano de 2018. Seus serviços tem sido demandados principalmente para o ramo de loteamentos (49%) de baixo padrão (36%) e com foco em cidades com mais de 1 milhão de habitantes (36%).
O ramo de loteamento também foi destaque nos segmentos de intermediação imobiliária e proprietários de terrenos.
Segue o estudo completo. Para baixar o arquivo no formato PDF, basta clicar aqui.













Fonte: ADIT Brasil e Prospecta











































Comentários